Menu principal

Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica realizou visita técnica na UHE de Itaipu

terça-feira, 26 de setembro de 2023

No dia 11 de setembro os alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do campus São Francisco do Sul realizaram visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu, acompanhado dos professores Lucas Knebel Centenaro e Rômulo Schweitzer, bem como do servidor Igor Engel Cansian.

A UHE é operada pela Itaipu Binacional que é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios, por ser construída na fronteira dos dois países utilizando a capacidade de geração do rio Paraná.

Inaugurada em 1982 a ela conta atualmente com a capacidade de geração 14.000 megawatts (MW) de potência instalada com 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada.

Além de cooperar com a segurança energética do Brasil e Paraguai, a ITAIPU desempenha a sua missão de promover o desenvolvimento regional sustentável, por meio de investimentos em responsabilidade social e ambiental, contribuindo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS adotados pelos países membros da Organização das Nações Unidas – ONU.

A Usina era considerada a maior do mundo até a China inaugurar a Usina de Três Gargantas no rio yang Tsé em 2008 com capacidade de 22.500 megawatts.

A Visita técnica promoveu a integração de teoria e prática, contextualizando saberes das disciplinas do curso. Ainda, propiciou o aprimoramento da formação profissional e pessoal, além da ampliação do conhecimento de mundo. Por fim, oportunizou aos discentes a vivência em outros espaços de aprendizagem significativos.

Confira abaixo a galeria de imagens desta visita.

Imagens cedidas pelos alunos e servidores que realizaram a visita.